terça-feira, 14 de maio de 2013

Dicas: Por onde começar??

Olá amores, como estão? Como foi o dia das mães?? Espero que todas tenham passado muito bem.

Hoje, não vim trazer nenhum trabalho, nem moldes, mais sim dicas, tentando responder algumas das dúvidas que mais recebo por email. Espero que ajude quem está começando. Todas as respostas são baseadas em mim, por isso, se você faz de outra forma e dá certo, continue da forma que está ok..rsr

Dentre as perguntas que recebo, a maioria são sobre pessoas que estão começando agora e não sabem por onde começar, ou que já fazem, mais somente agora vão começar a comercializar, etc...
Vamos então, que o texto vai ser longo.



1 - Quero começar a trabalhar com feltro, o que comprar e como começar?
Bom, essa é uma dúvida bem comum para quem está começando. Hoje mesmo recebi 3 emails com perguntas parecidas sobre o tema. Para começar, você precisa de Feltro (lógico..rsr), tesoura boa que corte o feltro, tesoura para papel para cortar os moldes, enchimento, linha, agulha, cartolina ou papel cartão para moldes, papel carbono, argolas de chaveiros, fitinhas de cetim, pistola e cola quente. Esse e o material básico para você começar. Claro, depois de um tempo, você irá sentir necessidade de novos materiais, como botões, miçangas, sianinhas etc. Esses outros materiais, é você que vai descobrindo a necessidade de acordo com seu trabalho e suas idéias.
O feltro, quando você compra, não precisa ser 1 metro de cada cor, eu comecei comprando 20 cm de cada cor, foram 5 cores, e ele tem 1,40 em média de largura.
Minha dica para começar é: Comece pro chaveiros, de preferência médios em com curvas (hãm??)
Exemplo: Chaveiros (sempre eles, sou apaixonada por chaveiros) de flores com enchimento e o miolo aplicado. Porque? Assim você fará pontos pequenos (e se acostumará a fazer pontos assim), claro, tem que comece por peças grandes, mais acontece que quando estamos loucas para terminar a pela e ver nosso trabalho pronto, acabamos fazendo pontos grandes para terminar logo, e nos habituamos a fazer pontos grandes. Pelo menos, essa foi a conclusão que cheguei depois de analisar o trabalho de algumas alunas. 



2 - Como divulgar meu trabalho?
Essa é a campeã de perguntas no email.
Primeiro, você precisa de fotos. No youtube você encontra vídeos ensinando até a tirar boas fotos com o celular. Na dúvida, coloquei um fundo branco atrás da peça, e fotografe. Depois compartilhe com seus amigos. As redes sociais são ótimas para isso. Depois, você pode começar a pensar em uma página apra facebook, ou blog. Se você não sabe fazer seu blog, existem pessoas que fazem e personalizam (eu sou uma delas..srs). Mais nada que a curiosidade não resolva. Com um pouco de paciência você faz o seu. Lembre que na hora das fotos, sua peça deve ser o principal. Claro, você pode usar fundos fofos, mais centralize a peça, tente capturar todos os detalhes dela. Não sou profissional, mais acredito que uma foto bem tirada, valoriza o trabalho.



3 - Como começar a pegar encomendas?? Como atrair clientes?
O que eu fiz quando estava começando, foi fazer lembrancinhas para amigos. Fiz umas lembrancinhas simples para o casamento de amiga amiga, e atrás coloquei meu nome e telefone. Pouco tempo depois recebi minha primeira encomenda, de uma convidada do casamento. Isso deu certo comigo.

4 - Preciso ter amostra do meu trabalho?


O ideal é que sim. Afinal, você compraria uma roupa em uma loja sem ver pelo menos a foto dela??
Produza com capricho, fotografe, e tenha pelo menos algumas peças em casa, até para que seus clientes possam pegar (brasileiro vê coma  mão não é?rsrs). E para clientes pela internet, sua vitrine são realmente suas fotos. E lembre-se: Melhor qualidade que quantidade, preze pelo bom acabamento.

5 - Como cobrar?
Esse é o maior X da questão. Isso varia de peça, de trabalho, do preço do material na sua cidade, enfim, De muitos fatores. Uma forma legal de calcular preços, é procurando por peças similares na internet. Mais leve em consideração os fatores já citados aqui. Exemplo: Você recebeu encomenda de chaveiro com rosto de boneca. Ai você procura na internet e encontra a um determinado valor. Porém, o que você encontrou é cheio de detalhes, bordado e etc. Se seu for mais simples, o preço também deverá ser menor.

6 - Eu cobro muito barato, para atrair clientes, isso é certo?
Eu particularmente não acho. Primeiro, você gasta tempo e dinheiro. Produtos artesanais, são como o próprio nome já diz artesanal. A menos que você tenham uma máquina industrial, que você programa, e ela faz tudo, seu trabalho é artesanal. Por isso valorize seu trabalho. Se você encontrou alguém que cobre barato de mais em um trabalho, não tente abaixar seu preço para fazer concorrência. Se todo mundo fizer isso, em breve teremos artesanatos vendidos por moedas. Vamos valorizar o nosso trabalho, Mais com cautela, não precisa cobrar uma fortuna em sua peças. Seja justa. Pense da seguinte forma: Eu compraria uma pela igual a essa por esse preço??



7 - Como enviar encomendas por correio?
Primeiro, você precisa ter o cep do seu cliente, para fazer o cálculo direto no site dos correios.


As duas formas que utilizo, é o PAC e o SEDEX. O pac é mais barato, porém demora um pouco mais que o Sedex. Eu compro caixas de bolos das brancas para enviar as peças. Por isso já tenho em mente a medida, e uma ideia do peso que a caixa vai ficar dependendo da quantidade de peças. Caso você não tenha nada disso, simples. Termine a encomenda antes de enviar o valor do frete para seu cliente. Assim, depois da caixa pronta, você corre no mercadinho da esquina, e pede para eles pesarem a caixa para você, para ter uma ideia do peso,apesar que no site dos correios, o preço é ilustrativo, mais é bem próximo do valor real.

8 - Como embalar as peças e as caixas?
As peças, eu embalo com saquinhos transparentes, com tag que faço em casa. Mais você pode usar tags compradas pontas, em armarinhos e casas de festas.
As caixas, eu embalado com laço, depois com papel pardo. Nem toda agência do correio,aceita caixa decorada.

9 - Mais estou no artesanato a algum tempo, não estou vendo lucro, e nem tenho muitos clientes? o que estou fazendo de errado?
Primeiro, tenha em vista que o lucro, você irá levar algum tempo para ver.
Segundo, você precisa de tempo para divulgar seu trabalho, e vamos combinar, que quando estamos começando, somos meio lentas da costura...rsr.. então, é até bom não ter tantas encomenda no início, assim você terá mais tempo para treinar. E no começo é assim mesmo, depois da minha primeira encomenda, demorei alguns meses para pegar outra.Nesse meio tempo, eu ia produzindo mais pecinhas, para fotografar e divulgar.

10 - Onde encontro moldes?
Simples e rápido, google imagens. Mais nada que te impeça de procurar em grupos do facebook, ou com amigas artesãs. Mas corras atrás também. A internet está recheada de moldes. basta saber procurar, Exemplo: Molde coração, Molde coração feltro, etc.

Dicas finais: Sejam curiosos, e estejam preparados para ouvir não. Vai ter cliente que não vai responder orçamentos, isso é normal. Procurem na internet, artesãs, mantenham amizades nas redes sociais, até para pedir socorro de vez em quando.
E mantenha o foco. Joguinhos virtuais, redes sociais, bate papo, tudo isso é muito bom, mais mantenha o foco no seu trabalho. Eu, comecei a regrar o tempo que passo na internet. Olhe que horas são quando você senta na frente do computador, e depois olhe a hora que você saiu. Depois pense: Quantas coisas eu poderia ter feito nesse tempo? Não estou dizendo, para abandonar a internet, mais cuidado com as distrações. Isso serve também para nosso dia a dia.. Mais claro, tenha seu tempo de descanso e descontração, você é um ser humano..rsr

E ai gostaram? Essas foram as dicas de hoje. Respondeu algumas de suas dúvidas? Ainda ficou com alguma?? Comente, deixe sua dúvida, que em breve farei outro posto com dicas para ajudar vocês ok.



Bjokas



10 comentários:

  1. Gostei muito de seu blog e de suas dicas, parabéns e obrigada bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Sempre quando vejo esse tipo de dicas eu leio, e sempre aprendo alguma coisa, pois é muito difícil começar sozinha e poder contar com quem já tem sucesso na área é bom demais! A minha dúvida é porque geralmente os preços só são passados por e-mail? Obrigada pelas dicas, bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia amore, ótima dúvida.
      Vou responder por mim, não sei o motivo de outras artesãs.
      Eu costumava colocar preço nas fotos no orkut antigamente, ai aconteceu comigo, que depois de algum tempo, o material subiu de preço. Ai uma pessoa me pediu orçamento, baseado no preço que estava na foto, já que era foto antiga, eu não lembrava de mudar preço. E até eu explicar ao clientes, a confusão, ele quase desistiu da compra. Pelo facebook, é proibido colocar preço =( e aqui pelo blog, pelo mesmo motivo do orkut. E as vezes o preço varia de acordo com a quantidade, detalhes, etc. Bjokas e espero ter respondido sua dúvida, e tentarei falar mais dela em breve no blog. bjs

      Excluir
  3. ooo minha linda! amei todas as dicas, lindaaaaaa♥obrigada

    ResponderExcluir
  4. Mila obrigada pelas dicas,vc é uma pessoa maravilhosa e tbém muito generosa,sempre ensina o que sabe e tenta nos ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dicas maravilhosas com certeza irão acrescentar muito ao me trabalho. Que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Você foi simples e objetiva nas explicações. Muitas coisas que faço hoje aprendi na marra, pois não tive quem me explicasse assim! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Mila, amei suas dicas e concordo.
    Eu, fiquei na dúvida sobre os feltros, comprei algumas cores, tinha pouca opção e acabei pegando cortes de 0,50. Muuito! Mas, fui fazendo peças grandes, notei que era gostoso e na próxima ida á loja. Minha sorte, tinham renovado o estoque. Trouxe mais 10 cores diferentes, rsrs mas de ,20 cm. Chaveiros... muitos chaveiros. É algo que todos gostam. Minha filha coleciona minhas artes e mostra na escola.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços
    carmem-amorpeloartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei! aqui tem tudo que preciso!
    estou começando e as dicas foram ótimas, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Mila adorei suas dicas mas eu tenho uma duvida como vcs conseguem cortar as peças pequenas com tanta perfeiçao eu tentei fazer a galinha pintadinha e nao deu muito certo as partes sao muito pequenas to querendo muito começar e ja percebi que posso contar com vc.obrigada!!!

    ResponderExcluir